quinta-feira, 26 de novembro de 2015

REDP realiza última etapa do Curso sobre Cooperativismo com ênfase em Economia Solidária

De Rodrigo Souza.
Aconteceu nesta quarta (25) no mini - auditório da UNICENTRO em Irati/Pr, a última etapa do Curso (FIC – Formação Inicial e Continuada) de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista, com ênfase em Economia Solidária.

Participaram vários grupos de Irati: UTOPIA/Padaria Comunitária Sabores da Vovó, Mulheres de Fé e Coragem/Padaria Comunitária Sabores do Campo (Guamirim), Mulheres Guerreiras, Padaria Comunitária Trabalho e Vida e Mulheres do Grupo da Vila Nova. Entidades: Associação CORAJEM, Rede de Economia Solidária e Feminista/GUAYI e o DESOL – Departamento de Economia Solidária. Estavam presentes também grupos e entidades da região, como a/o: IESOL de Ponta Grossa, Comitê de Mulheres de Candói e Rede Municipal de Economia Solidária de Mallet.   

O objetivo do curso foi fortalecer os grupos enquanto integrantes do movimento de Economia Solidária integrantes da REDP – Rede de Educação Popular do Paraná. O mesmo foi promovido pelo IFPR – Instituto Federal do Paraná em conjunto com a REDP com apoio de parceria de várias entidades que contribuíram com assessoria e na organização.

Esta etapa com a assessoria de Josenair Hermes da CARITAS de Curitiba que contribuiu com uma oficina sobre o Financiamento para a Economia Solidária e os Fundos Solidários. Pela manhã foi discutido a diferença entre Financiamento e Fundo Solidário e a tarde sobre o funcionamento de um Fundo Solidário, onde além do debate também cada município apontou proposta para organizar um Fundo Solidário Rotativo.

Em Irati o Fórum Municipal já possui um fundo solidário onde os grupos deixam 5% das vendas que acontecem na Casa de Economia Solidária, nos eventos do município e nas promoções em atividades de arrecadação. E a proposta agora é ampliar e formalizar este fundo. Dos outros municípios os integrantes colocaram que ainda estão em fase de organização e compreensão sobre este tema.

O Encontro de confraternização de encerramento do curso ocorrerá dia 12 de dezembro na Casa de Economia Solidária.

domingo, 22 de novembro de 2015

REDP Realiza Planejamento 2016

De Rodrigo Souza.
Neste dia 20 de novembro de 2015 a REDP se reuniu em encontro na sede do Conselho da Comunidade em Irati-Pr, para avaliar, refletir e promover o seu planejamento de 2016.


Participaram grupos de base, entidades e gestores públicos de 5 municípios da região com representantes do FMESI – Fórum Municipal de Economia Solidária de Irati, REMESM - Rede Municipal de Economia Solidária de Mallet, Comitê de Mulheres de Candói, Comitê de Mulheres de Pitanga. De entidades estiveram presentes a GUAYI/RESF - Rede de Economia Solidária e Feminista e a IESOL – Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária da Universidade Estadual de Ponta Grossa. E de gestor público o representante do DESOL – Departamento de Economia Solidária de Irati.

O último planejamento da REDP foi realizado em novembro de 2012 quando foi criado o planejamento trienal para os anos de 2013, 14 e 15 com a participação de vários grupos e seguimentos de municípios da região. O intuito do planejamento naquele momento era juntar as forças de grupos de base, entidades e projetos na articulação e fortalecimento das ações representadas como bandeiras de luta e como eixo central a Economia Solidária como exposto na imagem abaixo:

Como a Economia Solidária era o eixo central, o planejamento teve como ações principais: Políticas Públicas na criação de leis e redes, fóruns locais apoiados pela IESOL e RESF. Na Mobilização na realização das Feiras Regionais em 2013, 2014 e 2015. Na Comercialização na criação do Circuito de Comercialização, onde os produtos circulam nos espaços de comercio solidário da região. E na Formação a partir da realização do curso (FIC – Formação Iniciada e Continuada) de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista apoiado pelo IFPR – Instituto Federal do Paraná.
Destas ações houve avanços em alguns municípios, por exemplo na:

  • Política Pública: Em Fernandes Pinheiro está sendo criada uma lei municipal de Agroecologia. Em Mallet foi criado a rede local e iniciada a primeira discussão de lei este ano. E em Irati será criada uma nova lei de Economia Solidária.
  • Mobilização: A Feira Regional é um dos principais espaços de mobilização e reuniu no Parque de Exposições de Irati diversos grupos em 2013 e 2014. Em 2015 ela aconteceu junto a Jornada de Agroecologia em conjunto a Feira de Produtos da Agricultura Familiar. Para 2016 está previsto a ampliação e assim a Feira se tornará estadual, desta forma abrangendo mais municípios e por consequência mais grupos e experiências do Paraná.
  • Formação: o Curso de 160 horas de Agentes Cooperativistas reuniu vários grupos de Irati e região. Foram trabalhados diversos temas, como: Organização da Economia Solidária, Cooperativismo, História dos Movimentos Sociais, Administração e Gestão, entre outros.
  • Comercialização: Além de feiras e da criação e fortalecimento de pontos fixos de comercio, também foi criado o Circuito de Comercialização que faz que produtos artesanais circulem entre os municípios da região, fazendo com que aumente a diversidade e as vendas dos produtores direto aos consumidores.   
Na pauta do encontro estava a linha do tempo, onde foi relembrado coletivamente a história de luta da REDP desde 2003 até os dias de hoje. Na sequência foi feita uma avaliação a partir do método da FOFA que analisou as Fortaleza, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. E em seguida foi realizado o planejamento em suas ações atividades e responsáveis.

O destaque do planejamento foi a confirmação que a rede terá uma coordenação, que ainda não está defino o formato, mas que no próximo encontro que acontecerá dia 19 de fevereiro de 2016 será confirmado e também finalizado o planejamento.







quarta-feira, 7 de outubro de 2015

REDP e GUAYI promovem Organização das Mulheres do Campo

A REDP – Rede de Educação Popular do Paraná a partir de seu processo articulatório de projetos e lutas, avança para uma nova conquista no sentido da organização e fortalecimento das mulheres do campo no estado.


Com a parceria da ong GUAYI e da Rede Nacional de Economia Solidária e Feminista foi realizado em setembro no dia 28 no município de Pitanga e dia 29 no município de Candói os eventos Encontro do Projeto “Semeadura” (Convênio Guayí / MDA Nº 792223/2013). 



Para estes territórios estão atuando duas instrutoras que irão realizar atividades do projeto na articulação e capacitação para o fortalecimento da auto-organização das mulheres trabalhadoras rurais e para sua participação na política pública de desenvolvimento rural solidário e sustentável. Os mesmos acontecerão em quatro Territórios da Cidadania no Estado Rio Grande do Sul e dois no Paraná no Território Cantuquiriguaçu e Território Paraná Centro.


Os eventos mobilizaram várias lideranças destes territórios os quais debateram as relações das mulheres em uma sociedade machista e capitalista. Também buscaram planejar as ações no âmbito do Comitê de Mulheres que está ligado ao Conselho Territorial nestas regiões. Estes Comitês se reuniram mensalmente para continuar os processos de capacitação e para prosseguir no desenvolvimento de seus planejamentos.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

3º Encontro da Rede de Economia Solidária e Feminista no Paraná

Nos dias 26 e 27 de maio aconteceu em Irati-PR o 3º Encontro da Rede de Economia Solidária e Feminista do Paraná, que teve como objetivo o fortalecimento das duas redes fomentadas pela Rede de Economia Solidária e Feminista/ Guayi no estado:  REDP – Rede de Educação Popular do Paraná e Rede Pinhão.
Aproximadamente 30 mulheres de empreendimentos, movimentos populares, parcerias e organizações dos municípios de: Irati, Mallet, Inácio Martins, Curitiba, Piraquara, Mandirituba e Candói estiveram participando do encontro.
            No primeiro dia de encontro pela manhã foi realizado uma memória da caminhada e apresentação do estudo de viabilidade das duas Redes: REDP e Rede Pinhão e, também um momento de conversa sobre as parcerias do projeto, as quais estiveram presentes: DESOL – Departamento de Economia Solidária de Irati, IESOL – Incubadora de Empreendimentos Solidário de Ponta Grossa, Cefúria, IFPR – campus Irati, Associação CORAJEM.
Após o almoço tivemos a apresentação do Plano de sustentabilidade das Redes, e o momento de avaliação, monitoramento e planejamento de cada Rede e encaminhamentos coletivos.
No dia 27, tivemos a presença do Prefeito do município de Irati, Odilon Burgath, o qual ressaltou o trabalho da economia solidária na região e do Departamento de Economia Solidária de Irati.
E em seguida, foi trabalhado com os indicadores feministas, onde as mulheres participaram deste momento de reflexão e levantamento das informações sobre o trabalho doméstico e de cuidados e sua relação com o trabalho produtivo, com base na experiência das mulheres.
Durante os dois dias tivemos a mostra de produtos da economia solidária trazido pelas mulheres, demonstrando a diversidade e organização do trabalho coletivo das mulheres do estado.

Queremos agradecer a todas as mulheres, parcerias, Redes e Guayi por mais este momento de avanço em nossa caminhada, e.... “Pra mudar a sociedade do jeito que a gente quer, participando sem medo de ser mulher...” 























quinta-feira, 19 de março de 2015

A Casa da Economia Solidária de Irati recebe visita da Trilhas Incubadora Social Marista

No dia 17 de março, a Casa de Economia Solidária de Irati, recebeu Ontem foi o dia de intercâmbio com a Casa de Economia Solidária de Irati. Um momento intenso de partilha e aprendizado que contou com a presença de técnicos e bolsistas da Trilhas, gestão pública de EcoSol de São José dos Pinhais e empreendimentos de Economia Solidária.

                                      Fonte: Trilhas Incubadora Social Marista.

Projeto Mulheres Em Rede na Casa da Economia Solidária de Irati

No dia 12 de março, os representantes nacionais do Projeto Mulheres Em Rede estiveram presentes na Casa da Economia Solidária de Irati, planejando em conjunto com a equipe estadual, as oficinas de agricultura de base ecológica juntos aos 5 empreendimentos rurais que fazem parte da Rede de Economia Solidária Feminista.


                                      Fonte: Nelson Dias Diehl

quarta-feira, 18 de março de 2015

REDP em Parceria com o IFPR oferece curso FIC 2015 de Agente de Desenvolvimento Cooperativista



O curso será ofertado nas dependências do Conselho da Comunidade, na Rua: Pacifico Borges, 120, Rio Bonito, próximo ao Fórum Estadual.

A grade curricular é composta por 4 eixos que são divididos em 12 módulos e mais as atividades extras.  

Ementas dos Componentes Curriculares

Eixo 1: Formação Sócio-Política e constituição dos sujeitos

IFPR - Câmpus Irati
Curso: Agente de desenvolvimento cooperativista                                            
Eixo Tecnológico: Gestão e negócios
Componente CurricularFormação Sócio-Política e constituição dos sujeitos
Carga Horária (hora aula): 40
Período letivo: semestral
Ementa:
Como funciona a sociedade. História do Trabalho e as perspectivas do trabalho emancipatório na construção de uma sociedade justa e solidaria. Processo de constituição de identidade do sujeito político, considerando gênero, geração, raça e etnia. A luta histórica das mulheres no mundo do trabalho. Organização e estratégias de resistência dos trabalhadores e das trabalhadoras. Movimentos sociais. Soberania e Segurança alimentar.
Bibliografia Básica:
OFFE, C. Trabalho e sociedade: problemas estruturais e perspectivas para o futuro da sociedade do trabalho. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 1991.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
BENJAMIN, C. Marx e o socialismo. São Paulo: Expressão popular, 2003.
Bibliografia Complementar:

GOHN, M. G. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Loyola, 2011.

Eixo 2: A economia Solidaria como estratégia de desenvolvimento

IFPR - Câmpus Irati
Curso: Agente de desenvolvimento cooperativista                                            
Eixo Tecnológico: Gestão e negócios
Componente CurricularA economia Solidaria como estratégia de desenvolvimento
Carga Horária (hora aula): 40
Período letivo: semestral
Ementa:
Organização do Estado e suas implicações na realidade dos trabalhadores e trabalhadoras da Economia Solidária. Formação Social da América Latina e do Brasil e os processos de organização social e política dos trabalhadores e das trabalhadoras. Desenvolvimento territorial e desenvolvimento local. Análise de conjuntura local, estado, regional, nacional e internacional. Economia Solidária: histórico, objetivos, princípios, organicidade (empreendimentos, entidades de apoio, poder público), instâncias (fóruns, movimentos, conselhos) e etc. O marco jurídico/ políticas públicas da Economia Solidária e sua relação com a legislação vigente. Redes de cooperação e cadeias produtivas solidárias;

Bibliografia Básica:
SINGER, P. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

PIRES, M. L. L. S (org.). Cenários e tendências do cooperativismo brasileiro. Recife: Bagaço, 2004.

BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

MANCE, E. A. (Org). Como organizar redes solidárias. Rio de Janeiro: Fase, 2003.

GAIGER, L. I. G. A economia solidária no Brasil: uma análise de dados nacionais. Porto Alegre: Oikos, 2014.

Bibliografia Complementar:
Links com vários artigos e documentos:
http://www.socioeco.org/index_ pt.html

SCHMIDT, C. NOVAES, H. T. Economia solidária e transformação social: rumo a uma sociedade para além do capital? Porto Alegre: UFRGS, 2013.

RONCATO, C. Olhares multidisciplinares sobre a economia solidária: Reflexões a partir de experiências do programa tecnosociais. Cadernos IHU, São Leopoldo, ano 10, n. 41, 2012. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ihu/041cadernosihu.pdf>

 Eixo 3: Formação e Assessoria Técnica para Autogestão

IFPR - Câmpus Irati
Curso: Agente de desenvolvimento cooperativista                                            
Eixo Tecnológico: Gestão e negócios
Componente CurricularFormação e Assessoria Técnica para Autogestão
Carga Horária (hora aula): 40
Período letivo:semestral
Ementa:
Educação popular. Saúde e segurança do Trabalhador e da trabalhadora. Constituição e organização dos empreendimentos da Economia Solidária. Autogestão dos Empreendimentos Econômicos Solidários. Relações humanas e afetividade. Análise participativa da viabilidade econômica do empreendimento. Diagnóstico e planejamento estratégico participativo. Aspectos contábeis e financeiros, jurídicos e tributários. Pesquisa participativa. SIES - sistema de informações em economia solidária.
Bibliografia Básica:
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

VERDEJO, M. E. Diagnóstico rural participativo: guia prático DRP. Brasília, DF: MDA/Secretaria da Agricultura Familiar, 2006

MORIN, E. Saberes Globais e saberes Locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

PUCCINI, A. L. Matemática financeira: objetiva e aplicada. São Paulo: Elsevier, 2011.

Bibliografia Complementar:

BOFF, L. Cuidar da terra, proteger a vida. Rio de Janeiro: Record, 2010.

CRIATIVIDADE e inovação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

  
Eixo 4: Processos de produção, comercialização, consumo e finanças solidárias


IFPR - Câmpus Irati
Curso: Agente de desenvolvimento cooperativista                                            
Eixo Tecnológico: Gestão e negócios
Componente CurricularProcessos de produção, comercialização, consumo e finanças solidárias
Carga Horária (hora aula): 40
Período letivo: semestral
Ementa:
Sustentabilidade dos EES - empreendimentos econômico solidários  (fundo rotativo, fundo solidário, etc). Monitoramento e avaliação dos processos de produção, comercialização e consumo, das redes e cadeias produtivas solidárias. Experiências de Tecnologia social (Software livre e inclusão digital, agroecologia). Certificação dos produtos, serviços e de EES. Comunicação e divulgação solidária. Intercooperação entre iniciativas econômicas solidárias. Consumo consciente e comércio justo. Trocas solidárias e banco comunitário;

Bibliografia Básica:

AZEVEDO, E. Alimentos orgânicos: ampliando os conceitos de saúde humana, ambiental e social. Tubarão: Unisul, 2006.

BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez, 2010.

NEIVA, A. C. (cord). Banco Palmas 15 anos: resistindo e inovando. São Paulo: Instituto Palmas e NESOL-Usp, 2013. Disponível em: <https://cirandas.net/nesol-usp/.../livro-banco-palmas-15-anos-web.pdf>

Bibliografia Complementar:
CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.