"A ordem é ninguém passar fomeProgresso é o povo feliz"Zé Pinto, Ordem e Progresso
Assentamento Contestado, na Lapa-PR |
A Rede de
Educação Cidadã – RECID realizou
nos dias 15 e 16 de dezembro um curso de formação em educação popular, baseado
na perspectiva da
pedagogia de Paulo Freire. O curso aconteceu no assentamento Contestado,
município da Lapa-PR, e teve como facilitadora Ana Inês de Souza.
Dentre as discussões e temas,
o curso possibilitou um resgate do contexto histórico em que viveu Paulo Freire,
e a maneira como este olhou para a história de seu país e percebeu os processos
de desumanização e resistência de seu povo.
A proposta da pedagogia de
Paulo Freire é a de possibilitar uma educação que ajude o povo a pensar; que as
pessoas sejam capazes de ler não apenas textos, mas
contextos.
Freire
propõe uma metodologia diferenciada de trabalho com as comunidades, em que o
educador deve buscar as palavras que tem significado para determinadas pessoas
ou comunidades e, a partir dessas palavras, poder problematizar questões
sociais.
Na oportunidade, foi exibido
um filme, da série Realidade Brasileira (segue abaixo), onde, entre outros
temas, foi
No filme, Freire discute,
entre outras coisas, a importância do “sonhar, projetar, o conjecturar sobre o
amanhã”, que se trata de um ato político e ético. “quem é o sujeito beneficiado
do seu sonho?”. Freire diz que é preciso sonhar por justiça, direitos, por
liberdade, não uma liberdade individual, mas
coletiva.
Visita a Mandala do Sr. Henrique, assentado do MST |
O
curso foi um importante espaço para reflexão das ações realizadas pelos grupos
participantes, num constante processo de auto-avaliação sobre as práticas, e se
estas caminham no sentido de uma emancipação ou libertação popular, ou
reproduzem a lógica do capital.
"As pegadas das pessoas que andam juntas nunca se apagam" (provébio Congo) |
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