Fonte: Comunicação FMESI
Cerca de 80 pessoas participaram da inauguração da CES – Casa da Economia Solidária que aconteceu em Irati-Pr neste dia 10 de julho as 09:00hrs da manhã.
Este evento faz parte das festividades de aniversário de 107 anos do município e também da programação do Encontro Regional da REDP – Rede de Educação Popular do Paraná que além de seu congresso no dia 11 aconteceram em conjunto: a Feira de Agroecologia, a Feira de Sementes Crioulas e o Debate sobre as Políticas Públicas da Agricultura Familiar, Agroecologia e Feminismo, estes realizados na UNICENTRO.
Na inauguração, além dos trabalhadores/as dos empreendimentos econômicos solidários, lideranças de movimentos sociais, representantes das secretarias municipais e entidades (UNICENTRO, IFPR, IEEP, CORAJEM) de Irati, estiveram presentes integrantes de empreendimentos e entidades de 10 municípios do estado, com destaque para a presença de representantes da/o: Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Guarapuava; Secretaria Municipal da Agricultura e EMATER de Mallet; entidade GUAYÍ de Porto Alegre/RS; Projeto do Governo Federal Mulheres Rurais em Rede do MDA; Projeto do Governo Federal Rede de Economia Solidária e Feminista da SENAES; Superintendência do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário do Paraná; EMBRAPA; IAP; SEAB; Deputado Federal Dr. Rosinha e o Prefeito Municipal Odilon Burgath.
A CES é uma das ações da lei 2956/2009 e meta do PLAMESOL – Plano Municipal de Economia Solidária que foi constituído na COMESI – Conferencia Municipal de Economia Solidária de Irati que aconteceu em maio deste ano. Na cerimônia algumas autoridades se pronunciaram, como: o Sr. Edélcio Stroparo - Reitor do Campus UNICENTRO de Irati, a Sra. Cristiane de Paula - Presidente da Associação CORAJEM, o Sr. Rodrigo Souza - Diretor do DESOL - Departamento de Economia Solidária e Artesanato, o Sr. Estanislau Fillus – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Sr. Dr. Rosinha – Deputado Federal, a Sra. Solange da Silva – Coordenadora da CES e o Sr. Odilon Burgath – Prefeito Municipal.
“Desde o início da discussão da Economia Solidária no município, o movimento vem buscando espaços para apresentar sua organização social do trabalho e assim sua forma diferenciada de produzir, comercializar e de consumo, onde os valores e princípios de cooperação, solidariedade, humanidade, gênero, meio ambiente são essências do processo”. Destaca Rodrigo Souza do DESOL.
Historicamente, foram dados passos importantes para esta conquista, como: a perseverança de entidades como a Associação CORAJEM que iniciou esta discussão em 2003 e foi até 2006 em alguns bairros de Irati; depois a CORAJEM criou uma rede regional em 2007 (hoje a Rede de Educação Popular do Paraná) que realizou diversas atividades, como: trocas de experiências e momentos de capacitação sobre o tema; Feiras Regionais anuais que aproximou ainda mais novas entidades de apoio, gestores públicos e principalmente consumidores; Conferência Regional no município (também em 2010); a criação da lei municipal 2956/2009 de Fomento a Economia Solidária; a criação do Fórum Municipal em 2012 e; bem recentemente, com a abertura desta gestão pública, a criação de um Departamento que estará executando a lei e o plano municipal.
A Casa será um espaço onde os empreendimentos, devidamente cadastrados e organizados em grupos, irão expor seus produtos e serviços para a comercialização. Ela funcionará a partir de seu regimento interno o qual tem os seguintes itens de organização: objetivo, critérios para uso do espaço, obrigações dos integrantes, conservação, manutenção, entre outros. De início a CES abrirá de terça a sábado das 10hrs ás 18:30hrs. O atendimento e gestão será feito pelos próprios trabalhadores/as sendo que a cada dia será um empreendimento que fará nesta função. Hoje são grupos:
- Mulheres Guerreiras;
- UTOPIA - Unidas, Trabalhando, Organizadas, Promovemos o Ideal Almejado
- AMASEG – Associação de Mulheres do Sabão de Engenheiro Gutierrez;
- AIA - Associação Iratiense de Artesãos;
- Padaria Comunitária “Trabalho e Vida”;
- Rede do Mel;
- Grupo de Mulheres “De Olho no Futuro” de Pinho de Baixo e;
- Clube de Mães Vila Nova.
Também haverá na CES produtos de grupos dos municípios de Piraquara, Mandirituba, Curitiba e Mallet.
Para início da experiência, a CES oferecerá produtos artesanais (confeccionados em tecido, vidro, papel, plástico, palha, madeira, etc.) para presentes, uso doméstico, ornamentação, etc. alimentos como: mel, pão caseiro, doces, salgados e em breve produtos orgânicos, como: frutas, verduras, legumes, entre outros.
Para mais informações o endereço é Rua da Liberdade s/n ao lado do Ginásio de Esportes Augustinho Zarpelon Junior (Batatão) ou entrar em contato no e-mail: fmesi.irati@gmail.com, no FacebboK:https://www.facebook.com/casadaeconomiasolidaria?ref_type=bookmark ou no telefone: 42 3422-4506 com Solange (coordenadora da CES) ou Mary (secretaria da DESOL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário