A REDP, dentro de seu planejamento (2013 - 2015), vem realizando várias atividades no fomento de Políticas Públicas na criação de microredes (fóruns, movimentos, conselhos, etc...) para o fortalecimento dos grupos sociais, culturais e empreendimentos econômicos solidários.
Neste sentido, alguns avanços já são concretos como na formulação da Lei de Agroecologia e Economia Solidária no município de Fernandes Pinheiro e na criação do Fórum de Economia Solidária no município de Mallet.
Também no município de Irati, onde já existe desde 2012 o FMESI - Fórum Municipal de Economia Solidária de Irati e recentemente foi criado o DESA - Departamento de Economia Solidária e Artesanato (integrantes da REDP), realizaram no dia 14 de março de 2014 no bairro Rio Bonito, a 1ª Pre-conferência ou Conferência Comunitária de Economia Solidária. Estiveram presentes moradores de várias comunidades do bairro representantes de empreendimentos, escolas, entidades e secretarias municipais.
A proposta de realizar esta atividade surgiu dentro do PLAMESOL – Plano Municipal de Economia Solidária, que foi construído em setembro de 2013 na 1ª Plenária Municipal. Um dos objetivos do PLAMESOL é garantir a participação popular na construção das políticas públicas no fomento da Economia Popular Solidária como instrumento de desenvolvimento local e sustentável das comunidades e do município.
O evento iniciou com hino nacional e com uma apresentação sobre o histórico, a organização e o desenvolvimento da Economia Solidária em Irati e no Brasil.
Em seguida foi feito um mapa do bairro e o levantamento com a identificação de quais são as organizações, os espaços/estruturas e potenciais de produção, comercialização e consumo do bairro. Na sequência foi criado uma equipe a qual ficou responsável de dar continuidade na discussão das propostas que foram levantadas. A equipe ficou representado pelas seguintes organizações: Secretaria de Cultura, Mulheres Guerreiras e Grupo UTOPIA. A próxima reunião da equipe do Rio Bonito será dia 08 de maio.
Próximas Pré-conferências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário