sexta-feira, 20 de julho de 2012

Como eu começo a mudar para sistemas agroecológicos?

Esta é a pergunta mais comum dos agricultores quando pensam em iniciar um processo de transformação de sua propriedade para sistemas mais ecológicos. Respondê-la não é tarefa simples, pois uma das características da produção orgânica em bases agroecológicas é não ter pacotes prontos para adoção, sendo que cada propriedade e cada agricultor têm um caminho próprio para a mudança.

Este caminho varia de acordo com as condições específicas de cada agricultor, do seu nível de utilização de insumos modernos, das condições de investimento, das condições do mercado local e da
disponibilidade de conhecimentos e de assistência técnica.

- TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO CONHECIMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE

O atual contexto da economia verde exigirá da agricultura não somente a produção de alimentos com qualidade, funcionalidade e inocuidade, mas também a produção de fibras, energia e oferta de serviços ambientais. Nesse sentido, a agenda de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação das instituições de C&T deverá focalizar a geração de conhecimentos e tecnologias para os sistemas produtivos em bases sustentáveis.

A aprovação do projeto “Transição Agroecológica – construção participativa do conhecimento para a sustentabilidade” reflete essa orientação, quando, pela primeira vez, coloca-se como um dos desafios nacionais a geração de tecnologias que possibilitem a transição para sistemas de produção de base ecológica.

O estímulo ao desenvolvimento do projeto, ao mesmo tempo em que internaliza a importância do tema Agroecologia, reforça o papel estratégico do conhecimento e a necessidade de se estabelecer uma base científica sólida, que assegure a persistência e evolução dos sistemas produtivos ecológicos. Os primeiros resultados do esforço de construção do conhecimento estão apresentados no presente trabalho. Ainda que parciais, esses resultados demonstram que muito já se evoluiu em direção ao objetivo central do projeto, que é apoiar processos de transição a uma agricultura sustentável, através da construção participativa do conhecimento agroecológico.

Seguramente muito há o que evoluir, mas a base já construída assegura que essa evolução será cada vez mais rápida e, o que é mais importante, consolida a perspectiva de se construir um modelo de agricultura que harmonize a necessidade de produzir alimentos com a estruturação de sistemas produtivos socialmente justos e que respeitem os limites do meio ambiente.

Clique nos links para abrir as cartilhas:
Como eu começo a mudar para sistemas agroecológicos?

Livro Agroecologia

Fonte: Conselho Gestor do Território Centro-Sul do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário