Quem Somos

A REDP – Rede de Educação Popular do Paraná é a articulação e integração de educadores/as de diversas organizações que busca unificar ações, projetos e lutas de: Economia Solidária, Juventude, Comunicação e Educação Popular, Povos Tradicionais, Agroecologia e Feminismo para construir projetos e políticas públicas de desenvolvimento local.

A REDP iniciou em 2003 com o nome de Rede de Colaboração Solidária numa experiência de Movimento Popular no município de Irati/Pr, na integração de comunidades do campo e cidade e na união de organizações, como: Pastoral da Juventude da Paróquia São Miguel, Pastoral da Criança da Paróquia Perpetuo Socorro, Famílias da Agricultura Familiar Ecológica, Associações de Bairros, Associação CORAJEM – Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica e Missionária e a ONG IEEP - Instituto Equipe de Educadores Populares, no intuito de gerar Segurança e Soberania Alimentar em práticas de Economia Solidária, formando grupos de geração de renda e comitês de segurança alimentar nos bairros empobrecidos do município.

Em 2005: ampliou-se na região e foram constituídas redes locais em mais 5 municípios (Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Teixeira Soares, Guarapuava e Turvo). Com isto nesta época, várias atividades foram realizadas, como: Compras Coletivas; Feiras de Alimentos Ecológicos e Artesanatos; Clube de Trocas; Cursos de Formação e Intercâmbios e; Realização de Seminários Regionais de Soberania Alimentar e Economia Solidária.

De 2003 a 2007 a pauta principal era a segurança e soberania alimentar, mas a economia solidária começa a dar seu primeiro passos de organização em feiras, compras coletivas e organização de grupos de geração de renda em bairros da periferia.

Em 2007 no Encontro Regional realizado em Guarapuava, foi criada a Rede Regional com o intuito de unir as experiências dos municípios onde a pauta central se tornou a Economia Solidária. 

Em 2008 a Rede Regional realizou seu planejamento 2009 a 2011 e assim buscou e conseguiu ampliar outras parcerias na contratação de Educadores e Agentes de Desenvolvimento Local para assessorar as redes e seus grupos - empreendimentos. Ampliou parcerias com entidades - ONG´s e universidades - para colaborar na formação e capacitação por meio da criação da Escola das Redes. Conseguiu também apoio com entidades públicas do governo federal para a realização de eventos, como: três Feiras de Economia Solidária e Soberania Alimentar da Região Centro sul do Paraná (1ª 2010, 2ª 2013 e 3ª 2014) e também em 2010 a realização da 1ª Conferencia Regional de Economia Solidária que aconteceu em Irati. Assim as ações na região centro sul com atividades, como a/o:
  • Escola Regional de Formação em Economia Solidária; 
  • 1ª Feira de Economia Solidária da região centro-sul do Paraná; 
  • 1ª Conferência Regional de Economia Solidária; 
  • Escola de Agentes Populares de Juventude; 
  • Seminário de Economia Solidária e Políticas Públicas nos municípios com o apoio do Projeto Brasil Local da SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. 
  • Além de Mobilizações em Cursos, Seminários, Romaria da Terra, Grito dos Excluídos, Jornada de Agroecologia, entre outros.
Em 2012 com toda esta experiência a Rede Regional passou por uma importante reestruturação organizacional, principalmente em sua identidade e assim no Encontro estadual realizado em novembro de 2012, a rede foi batizada de “Rede de Educação Popular do Paraná - REDP”, isto por sua amplitude de ações e geográfica na integração de novos municípios.

Assim, de 2013 a 1015, a partir do planejamento trienal (representado na flor colorida) foi iniciado um novo ciclo na REDP, marcado pela ampliação e atuação estratégica, articulatória nos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Mallet, Inácio Martins, Guarapuava, Ponta Grossa, Candói, Pitanga, Curitiba, Mandirituba e Piraquara, tendo a Economia Solidária como eixo central e as bandeiras de lutas de grupos e movimentos integrantes da rede.


  
Atualmente, a REDP se encontro a cada dois meses com os/as representantes dos municípios para troca de experiências e para avaliar a caminhada. Para garantir o andamento e a execução das ações, foi constituída uma Equipe Técnica que promove assessoria nos municípios na:
  • Organização de Grupos de Base, Empreendimentos Solidários, Movimentos Populares;
  • Integração destas organizações em Redes Locais para a criação de Políticas Públicas (leis e conselhos) de Economia Solidária e Agroecologia.
  • Formação, por meio do Curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista com ênfase em Economia Solidária com carga horaria de 160 horas.
  • Criação de Políticas Públicas na discussão a partir das redes locais que discutem e elaboram leis e conselhos. Destaque para alguns municípios, como: Fernandes Pinheiro que está discutindo a criação da lei municipal de Agroecologia. Em Mallet foi fundada a rede local e iniciada a discussão da lei municipal de Economia Solidária. Em Irati o Fórum Municipal de Economia Solidária, fundado em 2012 e recentemente criado o Conselho Municipal de Economia Solidária e com o apoio do governo municipal foi instituído pela lei Nº3773/2014 o DESOL – Departamento de Economia Solidária.
  • Comercialização na realização de 3 Feiras Regionais de Economia Solidária e Soberaniza Alimentar reunindo mais de 100 empreendimentos da região.
  • Organizado do Circuito de Comercialização que funciona a partir da Rede de Consumidores e Produtores da Economia Solidária – CONPESOL fundada este ano e que conta com mais de 20 produtores e em torno de 100 famílias consumidoras. E nas feiras locais e nas Casas ou Centros Públicos de Economia Solidária.

É importante salientar que para a REDP ter técnicos liberados e alcançar estes resultados, houve apoio de diversas parcerias, como a/o:
  • SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do projeto Rede de Economia Solidária e Feminista executado pela entidade Guayi;
  • IFPR – Instituto Federal do Paraná;
  • UNICENTRO;
  • RECID – Rede de Educação Cidadã;
  • IESOL – Incubadora de Empreendimentos Solidários;
  • AVESOL – Associação do Voluntariado e da Solidariedade e;
  • Associação CORAJEM – Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica e Missionária.
Desta forma, várias ações foram desenvolvidas e hoje são mais de 30 GRUPOS DE BASE entre movimentos populares, associações e cooperativas apoiados e beneficiados na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário