domingo, 22 de novembro de 2015

REDP Realiza Planejamento 2016

De Rodrigo Souza.
Neste dia 20 de novembro de 2015 a REDP se reuniu em encontro na sede do Conselho da Comunidade em Irati-Pr, para avaliar, refletir e promover o seu planejamento de 2016.


Participaram grupos de base, entidades e gestores públicos de 5 municípios da região com representantes do FMESI – Fórum Municipal de Economia Solidária de Irati, REMESM - Rede Municipal de Economia Solidária de Mallet, Comitê de Mulheres de Candói, Comitê de Mulheres de Pitanga. De entidades estiveram presentes a GUAYI/RESF - Rede de Economia Solidária e Feminista e a IESOL – Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária da Universidade Estadual de Ponta Grossa. E de gestor público o representante do DESOL – Departamento de Economia Solidária de Irati.

O último planejamento da REDP foi realizado em novembro de 2012 quando foi criado o planejamento trienal para os anos de 2013, 14 e 15 com a participação de vários grupos e seguimentos de municípios da região. O intuito do planejamento naquele momento era juntar as forças de grupos de base, entidades e projetos na articulação e fortalecimento das ações representadas como bandeiras de luta e como eixo central a Economia Solidária como exposto na imagem abaixo:

Como a Economia Solidária era o eixo central, o planejamento teve como ações principais: Políticas Públicas na criação de leis e redes, fóruns locais apoiados pela IESOL e RESF. Na Mobilização na realização das Feiras Regionais em 2013, 2014 e 2015. Na Comercialização na criação do Circuito de Comercialização, onde os produtos circulam nos espaços de comercio solidário da região. E na Formação a partir da realização do curso (FIC – Formação Iniciada e Continuada) de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista apoiado pelo IFPR – Instituto Federal do Paraná.
Destas ações houve avanços em alguns municípios, por exemplo na:

  • Política Pública: Em Fernandes Pinheiro está sendo criada uma lei municipal de Agroecologia. Em Mallet foi criado a rede local e iniciada a primeira discussão de lei este ano. E em Irati será criada uma nova lei de Economia Solidária.
  • Mobilização: A Feira Regional é um dos principais espaços de mobilização e reuniu no Parque de Exposições de Irati diversos grupos em 2013 e 2014. Em 2015 ela aconteceu junto a Jornada de Agroecologia em conjunto a Feira de Produtos da Agricultura Familiar. Para 2016 está previsto a ampliação e assim a Feira se tornará estadual, desta forma abrangendo mais municípios e por consequência mais grupos e experiências do Paraná.
  • Formação: o Curso de 160 horas de Agentes Cooperativistas reuniu vários grupos de Irati e região. Foram trabalhados diversos temas, como: Organização da Economia Solidária, Cooperativismo, História dos Movimentos Sociais, Administração e Gestão, entre outros.
  • Comercialização: Além de feiras e da criação e fortalecimento de pontos fixos de comercio, também foi criado o Circuito de Comercialização que faz que produtos artesanais circulem entre os municípios da região, fazendo com que aumente a diversidade e as vendas dos produtores direto aos consumidores.   
Na pauta do encontro estava a linha do tempo, onde foi relembrado coletivamente a história de luta da REDP desde 2003 até os dias de hoje. Na sequência foi feita uma avaliação a partir do método da FOFA que analisou as Fortaleza, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. E em seguida foi realizado o planejamento em suas ações atividades e responsáveis.

O destaque do planejamento foi a confirmação que a rede terá uma coordenação, que ainda não está defino o formato, mas que no próximo encontro que acontecerá dia 19 de fevereiro de 2016 será confirmado e também finalizado o planejamento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário