segunda-feira, 19 de novembro de 2012

1º Encontro da Rede de Educação Popular do Paraná



Nos dias 9 e 10 de novembro aconteceu o 1º Encontro Estadual da Rede de Educação Popular do Paraná promovido pela REDP (Rede de Educação Popular do Paraná) e pelo projeto BRASIL LOCAL Economia Solidária e Desenvolvimento da SENAES/MTE (Secretaria Nacional de Economia Solidária e Ministério do Trabalho e Emprego) e gestado pela AVESOL (Associação do Voluntariado da Solidariedade).

Estiveram presentes em torno de 70 pessoas de vários grupos e entidades dos municípios: Irati, Curitiba, Mandirituba, Piraquara, Pitanga, São José dos Pinhais, Turvo, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Mallet, Cascavel e Ponta Grossa.

O Encontro teve o objetivo de ampliar a participação de mais grupos, entidades e movimentos do Paraná para assim elaborar um planejamento de atuação da REDP para 2013. 



Na programação aconteceram:
No dia 9: formação e debate e Feira de exposição e de trocas;
no dia 10: o Planejamento onde foi construído coletivamente o novo desenho da REDP 2013, onde ficou assim definido:
Eixo central: Economia Solidária e eixos de atuação: 
  • Agroecologia, Agricultura Camponesa e Familiar;
  • Povos e Comunidades Tradicionais;
  • Saúde Popular;
  • Juventude;
  • Mulheres e Artesanato; e
  • Educação e Comunicação Popular.
Dentro destas propostas os representantes presentes destes movimentos formaram equipes que irão buscar fortalecer estes eixos por meio de estratégias que serão elaboradas e desenvolvidas no decorrer de 2013 e 2014.  

O diferencial da REDP é que a mesma vem sendo desenvolvida a partir das realidades locais, dos grupos, entidades e movimentos e quase sempre sem recursos e estrutura. Este processo mostra que é possível construir um Projeto Popular Solidário, onde os participantes contribuem com suas ideias e consegue entrelaçados em Rede desenvolver ações e lutas na unidade e na diversidade.

Em breve mais notícias e o Planejamneto completo da REDP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário