quinta-feira, 27 de março de 2014

1ª Conferência Temática de Economia Solidária e Feminista aconteceu no Paraná

Neste dia 21 de março de 2014, aconteceu em Irati a 1ª Conferência Temática de Economia Solidária e Feminista do Paraná. Esta foi a terceira conferência temática a ser realizada neste ano no Brasil e faz parte do processo de preparação rumo à III CONAES – Conferência Nacional de Economia Solidária que será realizada em novembro de 2014.


Se fizeram presentes diversas representações de organizações de vários municípios do Paraná, como: IFPR - Instituto Federal do Paraná (campus Irati), IESOL – Incubadora de Empreendimentos Solidários, Associação CORAJEM, Projeto Rede de Economia Solidária e Feminista/ Guayi, Grupo Mulheres Guerreiras, Faxinalenses de Mandirituba, Grupo de Mulheres da Padaria Comunitária “Trabalho e Vida”, Projeto Mutirão, Grupo Filtrart, Grupo Arte com Cheiro, Departamento de Agroecologia e o DESA – Departamento de Economia Solidária e Artesanato, Marcha Mundial das Mulheres, APP Sindicato, Rede de Educação Popular do Paraná, Grupo Pura Palha, Grupo Tradição Artesanal, Clube de Trocas São Tiago, Oficina de Costura, Movimento Nacional de Luta pela Moradia.


A questão do Feminismo e Economia Solidária já vem sendo pauta de debates em Irati e região desde 2010 a partir da REDP – Rede de Educação Popular do Paraná e em Irati no FMESI - Fórum Municipal de ECOSOL. A Economia Solidária tem como um dos seus mais importantes princípios o reconhecimento do lugar fundamental da mulher e do feminino, ou seja, ser solidário não é apenas dar flores, mas também é considerar a mulher protagonista nos diversos espaços de organização social, política e econômica da sociedade.


Apesar de alguns avanços, infelizmente ela não é reconhecida e não tem os mesmos direitos que o homem. Não há mais como esconder que o atual sistema econômico é machista, pois na maioria dos espaços de decisão o homem tem mais poder e a mulher quase sempre é coadjuvante.


A proposta da conferência foi discutir as relações da mulher nestes espaços da sociedade e buscar construir propostas para assegurar direitos fundamentais da mulher principalmente na questão do trabalho e renda.


Como resultado da Conferência temática foi elaborado uma carta final a qual será encaminhado para a Conferência Estadual de Economia Solidária que será realizada em maio.

Algumas das propostas elaboradas:

-Criar espaços específicos (Conselhos, Encontros, Formações, etc.) para discutir políticas públicas de economia solidária e feminista;

-Assistência Técnica específica e permanente para os empreendimentos de economia solidária de mulheres;

-Constituir espaços de comercialização permanentes e desenvolver políticas públicas para o consumo consciente;

-Acesso facilitado ao crédito para investimento e capital de giro construindo linhas de créditos específicas para as mulheres;

-Construir uma legislação que permita os governos realizar compras diretas dos Empreendimentos da Economia Solidária;

-Organizar espaços coletivos para educação dos filhos próximos ao local de trabalho das mulheres;

-Desenvolver a formação e qualificação nos espaços de produção dos Empreendimentos (ou em local próximo) para viabilizar a participação das trabalhadoras nestas atividades;

-Construir legislação que permita o acesso específico de crédito para mulher trabalhadora rural fortalecer suas atividades de produção independente dos limites de crédito vinculados a DAP;

-Criar uma Linha de PRONATEC Economia Solidária com olhar para a especificidade da Economia Solidária e Feminista;

!

Nenhum comentário:

Postar um comentário