segunda-feira, 15 de abril de 2013

Educador da RECID Inicia Projeto de Cinema Popular nas comunidades com a Juventude de Irati Pr

Neste dia 12 de abril de 2013 passado, na comunidade "Pedreira" no município de Irati Paraná, o Educador da RECID (Rede de Educação Cidadã), Guilherme Borgo promoveu a 1ª reunião de apresentação do Projeto com a Juventude de "Cinema Popular”. Nesta conversa além de apresentado o Projeto, foi exposto a sua importância e como minimamente será desenvolvido as atividades. Além da comunidade Pedreira, também mais duas comunidades de Irati terão o projeto.

Segundo Taís (integrante da REDP), o projeto já estava sendo pensado desde 2011 e a ideia de início era sensibilizar a juventude sobre a realidade brasileira por meio de atividades de Arte como teatro, dança, música, etc. e de Comunicação, como: jornal, rádio, internet, etc., dentro das ações com a juventude na REDP (Rede de Educação Popular) e em 2012 na Associação CORAJEM, e que acabou se confirmando como meta dentro de um processo de planejamento, tanto da REDP como da CORAJEM.

Formulação
Estas organizações (CORAJEM e a REDP) colocaram que a preocupação maior seria de como mobilizar estes jovens para um local de estudo sobre estes temas (já citados acima), pois a juventude tendo tantas alternativas de diversão hoje, como: vídeo game, programações de TV, ipod, internet, etc. Então surgiu a ideia de realizar sessões de cinemas nas comunidades para que estes jovens se sentissem atraídos para uma nova alternativa inexistente nestas comunidades. Assim percebeu-se que além do cinema ajudar na mobilização, também irá colaborar com a sensibilização, pois os filmes terão conteúdo que irão trazer a realidade local e global. Global porque os filmes farão o resgate histórico do Brasil e ajudará a mostrar a realidade brasileira, e Local porque alguns filmes serão feitos pela própria comunidade, mostrando a realidade das mesmas, como: problemas de infra-estrutura nos bairros, manifestações de grupos culturais, trabalho coletivo de grupos de economia solidária, utilidade pública, entre outros.

Aliados - Parcerias
Além da RECID, que é um projeto da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal, da Associação CORAJEM e da REDP (que é composta por várias organizações em vários municípios do Paraná) e agora com a prefeitura municipal por meio da assessoria da “Casa dos Conselhos” da Secretaria municipal de Bem Estar. 

In-Plantação
Apesar de já existir um formato, segundo o Educador Guilherme, a proposta deve ser "construída", ou seja, que isto aconteça a partir das próprias comunidades. Então o processo é que elas mesmas proponham como vai ser (pois eles conhecem a realidade local) e depois façam a gestão das atividades junto com as entidades parceiras, assim formando uma rede municipal no município que futuramente irá trabalhar outras ações de desenvolvimento local. 

No caso da comunidade Pedreira, foi criada uma comissão comunitária composta de famílias, que irão pensar as primeiras sessões. Nesta reunião já foram dados alguns encaminhamentos para a implantação, como: definição do local, quem serão os convidados, o lanche (não pode faltar a pipoca). Na próxima reunião vai ser estudado quais os filmes serão passados.

Objetivando
O objetivo deste projeto é sensibilizar as comunidades, por meio do protagonismo da juventude, e assim mostrar que é possível desenvolver projetos locais com propósito e visão global. Conscientizar a juventude é abrir novos horizontes na nossa sociedade, pois pessoas mais instruídas e convictas de seus direitos fazem que o desenvolvimento local aconteça de forma humanizadora e não somente financeira, materialista. É preciso matar a fome de alimento dos jovens, mas é preciso provocar a fome de saberes. Desta forma, teremos adultos que irão participar mais das decisões e assim caminharemos na construção de um projeto popular para o Brasil. Enfatizam os educadores das organizações da rede.   

Reportagem: ECR (Equipe de Comunicação da REDP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário