terça-feira, 16 de abril de 2013

RECID Realiza Planejamento 2013/2014



Nos dias 10 e 11 de abril em Curitiba na sede do CEFURIA (Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araujo) se reuniram os educadores contratados e voluntários para realizar o Planejamento estadual para o biênio 2013 e 2014.

A RECID - Rede de Educação Cidadã é uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares do Brasil que assumem solidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular da população brasileira. Ela iniciou em 2003 no governo Lula dentro das diretrizes do FOME ZERO no intuito de promover um processo de conscientização dos beneficiários dos programas do governo.

Hoje, esta ação em uma Rede de Educação Cidadã se organiza em cada unidade da federação em coletivos estaduais, compostos pelas forças que a integram. Conta com o apoio de entidades em nível nacional e estadual para fazer um processo de gestão colegiada. Nesse processo, estão envolvidas mais de 550 organizações e entidades da sociedade civil que investem no desenvolvimento da economia solidária, controle social das políticas públicas, organização popular, geração de trabalho e renda, na defesa de todos os direitos conquistados pela população e na construção de um Projeto Popular para o Brasil.

Aqui no Paraná este processo desenvolveu a formação cidadã de várias pessoas, grupos, movimentos... por meio das oficinas pedagógicas e encontros macros-regionais e estaduais. Estão contratados/as 8 educadores além dos mais de 30 voluntários/as que atuam diretamente nas comunidades a partir das ações desenvolvidas no estado como: Economia Solidária, Agroecologia, Protagonismo da Juventude, Moradia, Organização de Mulheres, Agricultura Familiar, entre outros.

A RECID possuem educadores/as contratados/as nas regiões de Curitiba e região metropolitana, Guarapuava e Irati. Na região de Irati e Guarapuava a conquista destas contratações aconteceram por meio do trabalho protagonista da Associação CORAJEM (Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica e Missionária) junto a REDP (Rede de Educação Popular do Paraná) que desenvolvem ações a mais de 10 anos em Irati e região. Este trabalho destas organizações chamou a atenção de integrantes da RECID e assim foram convidadas a fazerem parte da Rede estadual (de inicio como voluntários/as) em 2005, e assim continuar o processo de potencialização das ações que desenvolviam na epoca, como: Economia Solidária, Protagonismo Juvenil, Agroecologia e Soberania Alimentar, entre outros.

Da região de Irati e Guarapuava participaram do evento 3 educadores/as contratados/as: Nair Costa (Guarapuava), Guilherme Borgo (Irati) e Marici Mazepa (Fernandes Pinheiro), o Assessor Comunitário da Casa dos Conselhos/Secretaria do Bem Estar Social e Cidadania Rodrigo Luís de Souza (pela 1ª vez um representante da prefeitura de Irati participa neste projeto), a Articuladora da REDP Taís Regina Denhuke , a Coordenadora do FMESI (Fórum Municipal de Economia Solidária de Irati) Jessica dos Reis Costa e a Presidente da Associação CORAJEM Claudete dos Reis Costa.

O Planejamento confirmou a continuidade das atividades em Irati e Região nas ações de Agroecologia, Economia Solidária e Juventude que acontecerá por meio de oficinas comunitárias e encontros regionais e estadual de formação e mobilização. 
  
Planejamento
A partir da avaliação, da analise de conjuntura e do debate sobre indicativos para 2013, foram levantados desafios para suprir as dificuldades e para o avanço no processo para os próximos períodos. Os desafios levantados foram: 
o   Recolocar a educação popular na pauta da política de educação;
o   Consolidar a RECID como referência de Educação popular;
o   Aprofundar o estudo sobre o funcionamento da sociedade Capitalista brasileira e sua expressão cultural;
o   Fortalecer as lutas das Juventude para a construção do PPB;
o   Fortalecer e criar espaços de organizações de base populares. 

Destes desafios foi apontado as seguintes ações principais:
  • Formação para os/as Educadores/as;
  • Oficinas nas comunidades com o tema da Realidade Brasileira;
  • Organização das Equipes de trabalho de: Comunicação, Articulação e Pedagogia e Gestão Compartilhada;
  • Encontros de Fortalecimento da Juventude e;
  • Encontros de Mobilizaçãoção de Grupos de Agroecologia e Economia Solidária;
A atividade encerrou com a avaliação e a mística.

Também foi encaminhado que os/as Educadores/as irão se encontrar para reunião a cada 2 meses nas comunidades/região onde eles/as atuam para trocar experiencias e verificar o andamento das ações no Paraná.

Redação: ECR (Equipe de Comunicação da REDP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário