quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Educadores e Educadoras da REDP se reúnem para avaliar o Planejamento Trienal - 2013 a 2015

Nestes últimos dois meses (outubro e novembro), a REDP vem se reunindo para avaliar o planejamento trienal - 2013 a 2015 -, especialmente 2013, e os próximos passos em um ajustamento para a continuidade para os próximos anos.


No inicio das reuniões foi feito uma memória sobre o histórico da REDP por meio de um folder onde aparece sistematizado a Linha do Tempo, que conta a história da REDP desde seu inicio.



Em seguida foi avaliado o planejamento e dado outros encaminhamentos de continuidade. A REDP em seu planejamento é constituída por seu eixo central e pelas bandeiras de luta, conforme desenho abaixo:


Assim , a partir do eixo central e das bandeiras de luta, aconteceram neste ano muitas ações nos municípios integrantes da REDP. Estas estão divididas em: Políticas Públicas, Trabalho e Renda, Formação e Comunicação, Articulação e Integração de Projetos e Organicidade.

Em destaque esteve como avanço as Políticas Públicas, com a realização da 1ª PMESI - Plenária Municipal de ECOSOL de Irati e a criação do PLAMESOL - Plano Municipal de Economia Solidária de Irati. Tendo em vista a criação para 2014 do CMESI - Conselho Municipal de ECOSOL de Irati. Também a realização de Seminários Municipais de Políticas Públicas em Rede, nos municípios de Mallet e Fernandes Pinheiro, os quais estão na perspectiva de criarem suas leis municipais de Economia Solidária (em Mallet) e de Agroecologia/Segurança Alimentar (em Fernandes Pinheiro). Além disto, houveram articulações em outros municípios e a previsão para acontecerem em 2014 estes Seminários nos municípios de: Pitanga, Guarapuava, Inácio Martins e Mandirituba.


Também foi destaque a realização da 2ª Feira de Economia Solidária da Região centro sul do Paraná, que aconteceu em Irati, com a participação de mais de 15 empreendimentos e diversas oficinas de capacitação e apresentações culturais. Em 2014, a Feira acontecerá no inicio de abril. 



Na Formação foi destaque a realização da 3ª EAPJ - Escola de Agentes Populares da Juventude em parceria com a Associação CORAJEM, com a participação de jovens de Irati e região. Ainda este ano acontecerá a 2ª etapa no dia 07 de dezembro de 2013. Em 2014, estão previstas mais 3 etapas.



E na Articulação e Integração de Projetos, com a adesão do CEBI - Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos e da IESOL - Incubadora de de Empreendimentos Solidários da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa como integrantes da REDP e na elaboração de 03 projetos em conjunto com a GUAY e 01 com a IESOL que serão executados em 2014.

Os/as educadores/as da REDP se encontrarão novamente em janeiro e fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário