quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Rede realiza sua 1ª reunião de 2014.

;
Neste dia 06 de fevereiro de 2014 os integrantes da REDP se reuniram para dar continuidade ao planejamento trienal - 2013 a 2015. Estiveram presentes representantes do município de Mallet (Mulheres e Artesanato e Prefeitura Municipal), Ponta Grossa (IESOL projeto PRONINC), Curitiba (GUAYI - Projeto do Governo Federal), Fernandes Pinheiro (RECID/Agroecologia) e Irati (FMESI, IFPR, CORAJEM e Prefeitura Municipal).

A reunião teve como pauta o replanejamento da REDP, sua organicidade, ações e atividades. A REDP tem como eixo principal a Economia Solidária e suas bandeiras de luta: Educação e Comunicação Popular, Agroecologia, Povos Tradicionais, Juventude e Saúde Popular. A REDP é representada e dividida em 2 grupos, a Equipe Técnica e Grupo de Base. A Equipe Técnica é composta por integrantes de projetos e entidades de apoio (Universidades, Ongs, Institutos, Gestores Públicos...) e tem como objetivo dar assistência técnica aos grupos e empreendimentos nas linhas de formação, divulgação, geração de renda e políticas públicas. O Grupo de Base é composto pelos movimentos populares, empreendimentos solidários, grupos culturais, juventude, agroecologia, etc. e tem como objetivo fiscalizar e gestar os projetos desenvolvidos na REDP.

Dentro dos encaminhamentos foi feito o replanejamento das atividades e a divisão de tarefas, que ficou assim definida:

  • Formação e Comunicação: Que ficou com a proposta de Fazer um momento de formação a cada 3 meses nas reunião ampliadas da REDP. Responsáveis:  Cristiane, Rodrigo, Ricardo e Silvana.
  • Políticas Públicas: Continuar o acompanhamento as discussões iniciadas em 2013 nos municípios de Fernandes Pinheiro, Mallet e Irati. E iniciar novas discussões a partir de visitas ao outros municípios. Responsáveis: Madruga, Taís e Marici.  
  • Trabalho e Renda: Realização e organização da Feira regional de Economia Solidária e Soberania Alimentar que acontecerá nos dias 04, 05, e 06 de Abril de 2014. E a implantação de Centros Públicos de Economia Solidária nos municípios que compõem a REDP. Responsáveis: Fabiane, Luciane e Rodrigo.
  • Sustentabilidade: Elaboração de projetos. Responsável: Antônio Cesar.
Também foi apresentado a situação e o desenvolvimento de cada projeto. O destaque foi para a iniciação de dois novos projetos: O PRONINC – Projeto Nacional de Incubadoras de Cooperativas. Este projeto em parceria com a IESOL - Incubadoras de Empreendimentos Solidários da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa, vai apoiar os empreendimentos integrantes da REDP. E além do Projeto Rede de Economia Solidária e Feminista a Associação CORAJEM com a parceria da GUAYI iniciaram um novo projeto: Mulheres Rurais em Rede que também irá acontecer em 9 estados do Brasil, incluído o Paraná nos municípios de Irati, Mallet, Inácio Martins e Fernandes Pinheiro.

As próximas reuniões acontecerão em Irati. Da Equipe Técnica no dia 26 de fevereiro pela manhã as 9hrs. E a Reunião Ampliada que será dia 7 de maio de 2014 o dia todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário