sexta-feira, 29 de maio de 2015

3º Encontro da Rede de Economia Solidária e Feminista no Paraná

Nos dias 26 e 27 de maio aconteceu em Irati-PR o 3º Encontro da Rede de Economia Solidária e Feminista do Paraná, que teve como objetivo o fortalecimento das duas redes fomentadas pela Rede de Economia Solidária e Feminista/ Guayi no estado:  REDP – Rede de Educação Popular do Paraná e Rede Pinhão.
Aproximadamente 30 mulheres de empreendimentos, movimentos populares, parcerias e organizações dos municípios de: Irati, Mallet, Inácio Martins, Curitiba, Piraquara, Mandirituba e Candói estiveram participando do encontro.
            No primeiro dia de encontro pela manhã foi realizado uma memória da caminhada e apresentação do estudo de viabilidade das duas Redes: REDP e Rede Pinhão e, também um momento de conversa sobre as parcerias do projeto, as quais estiveram presentes: DESOL – Departamento de Economia Solidária de Irati, IESOL – Incubadora de Empreendimentos Solidário de Ponta Grossa, Cefúria, IFPR – campus Irati, Associação CORAJEM.
Após o almoço tivemos a apresentação do Plano de sustentabilidade das Redes, e o momento de avaliação, monitoramento e planejamento de cada Rede e encaminhamentos coletivos.
No dia 27, tivemos a presença do Prefeito do município de Irati, Odilon Burgath, o qual ressaltou o trabalho da economia solidária na região e do Departamento de Economia Solidária de Irati.
E em seguida, foi trabalhado com os indicadores feministas, onde as mulheres participaram deste momento de reflexão e levantamento das informações sobre o trabalho doméstico e de cuidados e sua relação com o trabalho produtivo, com base na experiência das mulheres.
Durante os dois dias tivemos a mostra de produtos da economia solidária trazido pelas mulheres, demonstrando a diversidade e organização do trabalho coletivo das mulheres do estado.

Queremos agradecer a todas as mulheres, parcerias, Redes e Guayi por mais este momento de avanço em nossa caminhada, e.... “Pra mudar a sociedade do jeito que a gente quer, participando sem medo de ser mulher...” 























Nenhum comentário:

Postar um comentário