segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Fernandes Pinheiro realiza Seminário de Agroecologia

Fonte: Prefeitura de Fernandes Pinheiro.
Prefeito Oziel e Secretária Municipal Eliane participaram
Prefeito Oziel e Secretária Municipal Eliane participaram
No dia 20 de setembro aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Fernandes Pinheiro o 1º Seminário de Agroecologia do Município.
Com a realização desse seminário foi discutido a temática da agroecologia e a partir desse encontro foi proposto um plano municipal e posteriormente a criação de uma lei municipal de agroecologia.
Na abertura do evento compareceu o Prefeito Municipal Oziel Neivert, a Secretária do Bem Estar Social e Primeira Dama do Município Eliane Mehret  Neivert, o Secretário de Agricultura Sérgio Meira, a Secretária de Indústria e Comécio Alda Solda, a Secretária de Administração Ana Sabrina e a Secretária Geral  Betiane Neivert Kusller.
Também participaram agricultores agroecologistas, representantes da Secretaria de Educação, Vereadores, representantante da Rede de Economia Solidária e Feminista do Paraná, representante do Instituto Equipe de Educadores Populares entre outros.
Cumprindo a programação prevista, no período da manhã foi proferida uma palestra com a Professora Silvana do Instituto Federal do Paraná Campus Irati onde foi abordado o histórico da agricultura no Brasil, utilização de agrotóxicos, agroecologia entre outros assuntos.
Mais tarde foi realizado trabalhos em grupo e o evento encerrou com a formação de um grupo de pessoas que terá como incumbência o desenvolvimento do plano de agroecologia no município e da redação da lei municipal de agroecologia.


Comentário deste blog:
A REDP está completando 10 anos de ações de desenvolvimento local e neste ano vem realizando vários seminários municipais com o tema: Políticas Públicas em Rede, Integração Campo e Cidade para o Desenvolvimento Local. Em alguns municípios já estão sendo definidos os temas, pois antes de acontecer os seminários, são proporcionados espaços de reuniões de investigação para definir qual a prioridade a ser debatida e encaminhada como tema nos seminários. Neste sentido, estão acontecendo no municípios articulações, reuniões e seminários com os temas de: juventude; Economia Solidária, Agroecologia, Artesanatos, Faxinalenses, Plantas Medicinais, entre outros. 

No caso do município de Fernandes Pinheiro a agroecologia ou agricultura ecológica, vem acontecendo desde 2001 no município em ações de organização de produtores da agricultura familiar por meio da Associação São Francisco de Assis, pioneira nesta tão difícil alternativa de ser implantada, pois a monocultura na exploração do meio ambiente é ainda muito forte no Brasil.

Apesar disto, a luta para a construção de um plano nacional de agroecologia vem sendo criada. O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) é uma política pública do Governo Federal criada para ampliar e efetivar ações para orientar o desenvolvimento rural sustentável. Fruto de um intensivo debate e construção participativa, envolvendo diferentes órgãos de governo e dos movimentos sociais do campo e da floresta, o Planapo é o principal instrumento de execução da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo). Mas não é só isso. O plano busca integrar e qualificar as diferentes políticas e programas dos dez ministérios parceiros na sua execução. O Objetivo é Articular e implementar programas e ações indutoras da transição agroecológica, da produção orgânica e de base agroecológica, como contribuição para o desenvolvimento sustentável, possibilitando à população a melhoria de qualidade de vida por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis e do uso sustentável dos recursos naturais.

A meta da REDP até 2015 é realizar 10 seminários na região, organizar 10 Redes Municipais e realizar 01 seminário estadual para apresentar uma síntese de todos os seminários municipais e assim promover o debate de construção de novas ações de políticas públicas de desenvolvimento local sustentável no Paraná.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário