segunda-feira, 23 de setembro de 2013

REDP promove Seminário municipal de Agroeocologia em Fernandes Pinheiro

A REDP junto a prefeitura municipal e os Grupos de Agricultura Ecológica de Fernandes Pinheiro realizaram neste dia 20 de setembro de 2013 (sexta-feira) na Câmara de vereadores, o 1º Seminário Municipal de Políticas Públicas em Rede, com o tema Agroecologia. Os seminários municipais de Políticas Públicas em Rede são propostas de planejamento da REDP que estão acontecendo em vários municípios do Paraná. Em Fernandes Pinheiro, o mesmo vinha sendo pensado e organizado a 3 meses por uma comissão provisória formada pelas entidades e educadores integrantes da REDP, secretarias municipais, diretores de escolas e as famílias de agricultores ecologistas.


Estiveram presentes grupos de agricultura ecológica da Associação ASSIS, entidades de assessoria CORAJEM, IFPR e GUAYI, representantes do governo federal da RECID (Rede de Educação Cidadã) da Secretaria dos Direitos Humanos, Rede de ECOSOL e Feminista  da SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária)/MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), secretarias do município (educação, bem estar social, saúde e agricultura e meio ambiente), diretores de escolas, vereador Rosene Pabis e o prefeito municipal Oziel Neivert.

O objetivo do Seminário é propor a gestão pública e a sociedade do município, a criação de uma lei municipal que garanta o apoio ao fomento ao desenvolvimento da agricultura ecológica. 


A programação foi a seguinte:

09:00 Abertura;
09:30 Mesa com presença de autoridades;
10:00 Explanação sobre Agroecologia com a Profª. Silvana Moreira do IFPR;
11:30 Inicio das discussões e propostas;
12:00 Almoço;
13:30 Continuidade das discussões;
15:00 Apresentação e aprovação das propostas;
15:45 Criação da Comissão municipal de agroecologia;
16:00 Encerramento.


Entre as propostas, estão: a criação de um espaço de comercialização; uma equipe técnica para assessoria aos agricultores; formação e capacitação; entre outras. Também foi eleita a comissão municipal de agroecologia que se encontrará novamente no dia 07 de outubro para detalhar e encaminhar as propostas para a apreciação do legislativo municipal.

Para a REDP, estes seminários estão sendo importantíssimos no avanço da participação popular, pois aproxima pessoas das bases comunitárias e a partir de suas realidades propõem e ajudam na construção das políticas públicas no Paraná e assim formam uma rede que se articula e promove o desenvolvimento local sustentável. Salientou Taís Regina Denhuke, integrante da REDP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário